sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Reflexão a respeito da Santidade
Mas até que ponto nós devemos compreender oque é ser santo?Deus nos chama para sermos como Ele, no famoso versículo que diz, sede santos como eu também sou Santo.Ser Santo é ser separado, escolhido, reservado, trazendo a idéia de pureza existêncial onde todo o meu ser deve ser permeado com as coisas de Deus, mas será que ao termos um simples contato com este mundo corrompido e caído não deixamos de ser santos.Até o presente momento creio eu que nem os puritanos ou os protestantes liberais, creem que deixamos de ser santos com um contato direto com o mundo.Observei que aquilo que nós já dominanmos em nosso intelecto espiritual à respeito do que é certo e errado, traz em nós ,por meio do velho homem, a vontade de querermos julgar os individuos que ainda não dominam determinado assunto em sua espiritualidade; classificando-os como se não fossem santos, ou escolhidos por Deus.Mas afianl qual é o limiar de contato com este mundo, onde podemos dizer que não somos mais santos, ou que estou perdendo minha santidade?Partindo do pré-suposto de que a fé que eu possouo não é minha , ou seja,elaborada por mim mesmo, mas que esta mesma fé é proveniente de Deus , sendo assim uma fé perfeita.Se sou separado (santo), sou por Deus por meio das obras do Espírito Santo, ou sou por mim mesmo em manifestação de obediência a sua palavra?Creio que o homem pouco decide sobre o grau de sua santidade, pois para obedecer a palavra de Deus é necessário um mover do Espírito Santo em mim para me fazer obedecer de forma compreensiva.Ao meu ver é Deus quem traz a luz de como e quanto o homem deve ser santo, tendo o homem apenas o papel de agente intelectual para compreender e manifestar a vontade de Deus à respeito de sua santidade.

Nenhum comentário: